Vitorino Passos Pinto

Vitorino João Rodrigues de Passos Pinto

N. 02 Nov 1870 São Brás de Alportel
F. 2 Jul 1937 São Brás de Alportel

Médico, benemérito


De onde vem...
A primeira apendicectomia no Algarve

De onde vem...

Filho de João Rodrigues de Passos Pinto e Josefa da Conceição, Vitorino João Rodrigues de Passos Pinto nasce em São Brás de Alportel. Realizou os estudos secundários no Liceu de Faro e seguiu para a faculdade onde se formou em Medicina na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, actual Faculdade de Medicina, que funcionava no Hospital D. José.

Hospital S. José

O burro como meio de transporteTerminado o curso superior, regressa à sua terra natal e exerce medicina tanto em São Brás de Alportel como em terras vizinhas, desde Estói e Stª Bárbara de Nexe a casas isoladas na serra, para onde se deslocava a pé ou de burro percorrendo por vezes caminhos difíceis. Quando ia em socorro à serra, chegava a ficar dias na casa do doente, não só porque evitava as viagens difíceis como porque a sua dedicação profissional assim o impelia.

A primeira apendicectomia no Algarve

Curiosidades

* Em 1735 foi realizada e descrita a primeira apendicectomia por Claudius Amyand, sargento cirurgião inglês. Anteriormente, morria-se da doença chamada de nó nas tripas ou dor de rosca.

* A Nasa dá a opção aos seus astronautas de retirar o apêndice a fim de evitar problemas durante a viagem.

* A maior contribuição na divulgação e no avanço diagnóstico e no tratamento da apendicite foi dada por Charles McBurney, a partir de 1889 (apenas 20 anos antes da cirurgia do Dr. Passos Pinto)

* Talvez o caso mais célebre de apendicite da história seja do rei Eduardo VII, da Inglaterra. A poucos dias da sua coroação, em janeiro de 1901, ele desenvolveu um quadro de apendicite aguda. Foi submetido à cirurgia já numa fase tardia, por Frederic Trevis. Esta cirurgia permitiu sua coroação sete semanas depois.

* Ainda na primeira metade do século XX, foi também famoso o caso da estrela de cinema mudo norte-americano, Rodolfo Valentino, símbolo sexual dos anos 1920's. A operação não foi logo realizada e a infecção piorou. Rodolfo valentino Após a cirurgia parecia estar a recuperar mas estava com uma peritonite da qual acabou por morrer em 1926 com apenas 31 anos.

Tinha 38 anos quando um pobre camponês aparece queixando-se de dor de rosca: tem uma apendicite aguda e se não fosse imediatamente operado acabaria por falecer, pois estava já em risco de peritonite e não havia medicação disponível. O Dr. Passos Pinto nunca antes tinha praticado uma cirurgia ao apêndice, tinha apenas assistido no Hospital de S. José, durante a sua formação, mas, não tendo outra opção, chamou dois colegas para o ajudar na cirurgia pois tinha que arriscar ou o homem, conhecido por Panito Mole, perderia a vida. A cirurgia ao apêndice (apendicectomia), foi a primeira realizada no Algarve e foi muito bem sucedida. Um mês depois, o seu paciente estava completamente restabelecido. O sucesso da cirurgia do Dr. Passos Pinto foi notícia por todo o país.

Casou-se com Rosa Maria Caiado que se tornou uma excelente auxiliar do bondoso médico. Bondoso sim, generoso e humilde e para que não restem dúvidas disso... o Dr. Passos Pinto tinha uma conta na farmácia de São Brás para que os doentes que não pudessem pagar as suas receitas debitassem na sua conta... Foi um algarvio que fez tudo pela saúde dos algarvios!

Existe, em São Brás de Alportel, um busto em bronze do Dr. Passos Pinto esculpido por António Petronilho em homenagem ao médico São-Brasense.

Obras consultadas

- Quem foi quem? 200 Algarvios do Séc. XX - Glória Marreiros, 2001
- Antroponimia Portuguesa - José Leite Vasconcellos, 1928
- Apendicite Aguda - Roberto G. de Freitas, Marcos B. Pitombo, Maria Cristina A. Maya, Paulo Roberto F. Leal, 2009
- http://marcasdasciencias.fc.ul.pt
- http://www.ci2.pt/
- http://www.abcdasaude.com.br
- http://www.refoias.net
- http://revistavivasaude.uol.com.br
Obs.: Não foi encontrado qualquer outro livro ou artigo sobre o Dr. Passos Pinto nem foi ainda possível aceder aos periódicos do ano de 1909 onde terá sido noticiada a 1ª cirurgia ao apêndice praticada no Algarve. Agradece-se a colaboração de quem disponha de mais informação que a envie para infaro.algarve@gmail.com.